Você já ouviu falar em cinomose? É uma doença viral canina grave, que pode levar à morte ou deixar grandes sequelas no cão. Por isso sua prevenção é tão importante, podendo evitar que o cãozinho sofra e passe para os outros. Então, vamos falar sobre sua prevenção, sintomas, tratamentos e cura.

O que é cinomose?

Como já dissemos, é uma doença canina causada pelo vírus família Paramyxovirus, do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e geralmente é adquirida por cães que ainda não terminaram suas vacinas – filhotes – ou os que não receberam a dose anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).

Quais são os sintomas?

Nos estágios iniciais da doença, o sintoma mais comum é a diarreia, seguido por secreções amareladas e densas saindo do nariz e região dos olhos num estágio mais avançado da enfermidade. Já na fase mais tardia, o sistema nervoso central é atingido, podendo avançar para crises de convulsões.

Além disso, outros sintomas podem aparecer como:

  • Apatia
  • Perda de apetite
  • Vômito
  • Febre
  • Paralisias
  • Tiques nervosos
  • Falta de coordenação

Quais os tratamentos?

O tratamento para a cinomose depende do estágio em que a doença está, sintomas apresentados pelo cachorrinho, histórico de saúde e entre outros fatores. O tratamento no geral é através de manutenção de sintomas com antibióticos, antieméticos e medicações tópicas (no caso onde há pústulas). Quando a cinomose é identificada no início, o tratamento envolve um soro que ajuda a combater a doença. De qualquer maneira, o tratamento é longo, complicado e nem sempre garantido.

As sequelas da cinomose

O cão que teve a doença em estágio avançado, pode ficar com sequelas por toda sua vida, como: tremores musculares, andar desordenado e crises de convulsão, mesmo não portando mais o vírus.

Nesses casos, sessões de fisioterapia, acupuntura e anticonvulsivantes, podem ser necessárias para melhorar a qualidade de vida do bichinho.

Como prevenir?

Melhor forma de prevenção é a vacinação em dia. E principalmente não se esquecer o reforço anual, que está entre as vacinas V8, V10 e V11, para proteger verdadeiramente o seu pet e estar liberado para os passeios e convívio com outros animais.

E um lembrete importante: a cinomose não afeta gatos!

A Baloo tem toda a estrutura e os profissionais qualificados para cuidar do seu animal da melhor forma. Conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui.